08/06/2015

As regras do jogo- Lannoy Dorin.

     Olá pessoas do planeta terra, tudo bem com vocês?

    Hoje falarei um pouco sobre a obra de Lannoy Dorin que tanto me conquistou. Recebi esse livro em 2010 se eu não me engano, de um projeto da prefeitura, e como na época eu não me interessei tanto ele acabou ficando largando, confesso que na época não era tão apaixonada por leitura então ele realmente ficou abandonado.


Mateus foi adotado por uma família muito simples. O pai da família não o queria, pois já não bastava à boca dos quatro filhos, da esposa e o tio da esposa para alimentar, teria que alimentar mais um.
O pai decidiu se mudar junto com sua família para Campinas, que fora recomenda pelo compadre Augusto que afirmou ser a cidade do futuro. Ao chegar na tal cidade descobrem que o compadre havia morrido, mas deixara o endereço da casa que a família podia alugar. Chegando na casa, ou melhor barraco, perceberam na furada que tinham entrado. Junto com o endereço da casa tinha o endereço da fábrica de vasilhames de vidro, onde o Pai iria trabalhar.Mateus e seu tio compravam vidro, seus irmãos Pedro e João trabalhavam com uma carrocinha da fábrica comprando vasilhames de vidros e Rita e Rosana trabalhavam de arrumadeiras.


Logo os filhos se matricularam na escola ali perto de casa, apenas Mateus continuava estudando, dando orgulho a mãe.
João e Pedro entraram para o mundo do crime e diversas vezes presos foram, Rosana e Rita conheceram a prostituição e Mateus... Bom, o personagem principal continuava na luta que é a vida, estudando e trabalhando. 


Depois de um bom tempo, Mateus resolveu trocar de trabalho e começou o novo emprego em uma loja de camisas, onde foi promovido algumas vezes. 
Por conta de bebida e do trabalho o Pai adoecerá, e algum tempo depois partiu. E Mateus resolveu que tinha que comprar uma casa para a mãe, e assim aconteceu. Alugara uma casinha dando conforto para a mãe e o tio. Fizera vestibular para direito e... PASSOU!!! 
Assim Mateus conseguiu mudar de vida, e junto com sua historia eu aprendi o quanto vale a pena não desistirmos e continuarmos firmes no nosso objetivo. Não seguindo caminhos errados e fazendo sacrifícios que lá na frente nos trarão algo em troca.

O nosso personagem principal, Mateus é encantador, gosto da determinação dele (e cuidado é contagiante, sério!). Cada personagem tem um traço único que eu nunca vi em livro algum. Um tema tão atual, que me mostrou o poder das escolhas e as suas consequências, pode ser elas boas ou más.
Recomendo esse livro para todas as idades, e quando se sentir desanimado o leia!
As regras do jogo foi publicado pela Editora Brasil, contém algumas ilustrações e pouquíssimas páginas. Se eu tivesse que dar uma nota daria 11, que ainda é pouco. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário